segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

MR-8 DEIXA O PMDB PARA FUNDAR O PPL

O jornal Hora do Povo, editado pelo Movimento Revolucionário 8 de Outubro, revela o fim de uma relação que já durava décadas, do MR8 com o PMDB.
Segundo a reportagem, o Oito, como a agremiação é carinhosamente conhecida, vai tentar em 2009 fundar um partido político, o PPL ou Partido Pátria Livre.
Nos últimos anos, o MR8 tem se posicionado de maneira francamente favorável ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na campanha eleitoral deste ano, o jornal Hora do Povo recomendou voto na ex-prefeita Marta Suplicy (PT) na eleição paulistana, ao passo que o PMDB local participou da aliança que reelegeu Gilberto Kassab (DEM).

Para quem não lembra, o MR8 foi responsável, junto com a Aliança Libertadora Nacional (ALN), pelo espetacular seqüestro do embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick, em setembro de 1969.
Em troca da libertação de Elbrick, o Oito e a ALN conseguiram tirar das mãos da ditadura militar 15 presos políticos, entre os quais Gregório Bezerra, José Dirceu, Luís Travassos, Flávio Tavares e Vladimir Palmeira (clique aqui para ler o manifesto conjunto do MR8 e ALN lido em cadeia de rádio e televisão como condição para a soltura do embaixador.
--

Nenhum comentário: