segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Iraquianos pedem liberdade para homem que sapatiou o Bush

Milhares de iraquianos saíram às ruas do país para pedir a imediata libertação do jornalista que atirou dois sapatos no presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, durante uma coletiva realizada no domingo na capital iraquiana.
Muntadar Al-Zaidi foi preso após o lançamento de seu par de sapatos contra Bush e estaria sendo interrogado e submetido a exames.
Uma multidão se reuniu no bairro de Cidade Sadr, um reduto de muçulmanos xiitas de Bagdá, chamando Al-Zaidi de "herói" e manifestando seu apoio ao xiita.
Também houve manifestações em Najaf, cidade a cerca de 160 km ao sul da capital, e Basra (a aproximadamente 550 km a sudeste de Bagdá).
Muitos iraquianos disseram que a atitude do jornalista foi justa, incluindo os seguidores do influente clérigo xiita Moqtada Al-Sadr.
"Nós pedimos a ele (Bush) que retire (as forças americanas) do Iraque imediatamente", disse Ali Al-Husseini, que trabalha com o clérigo. "Nós também pedimos a libertação do honesto mujahid por seu ato feroz e patriótico."
--

Nenhum comentário: