quarta-feira, 12 de novembro de 2008

ECOS DA SATIAGRAHA (A TEIA DE DANTAS)

Gravações telefônicas feitas pela Operação Satiagraha mostram que o ex-senador do PFL (atual DEM) Jorge Bornhausen, logo que soube da investigação da Polícia Federal, ligou para Carlos Rodenburg, homem de confiança de Daniel Dantas, para oferecer ajuda. De acordo com a conversa do dia 29 de abril, divulgada pela "Folha de S. Paulo", Bornhausen entra em contato com Rodenburg, que fala sobre o medo de ser preso.
Bornhausen diz: "Se você precisar de mim, me avise".

Além de Bornhausen, as escutas externam Rodenburg organizando um leilão de gado em sua fazenda em Uberaba (MG), para o qual mobilizou boa parte da cúpula do Dem e os expoentes da bancada ruralista no Congresso.

Na lista de políticos inscritos para se hospedar em sua fazenda estavam Heráclito Fortes (DEM-PI), Ronaldo Caiado (DEM-GO), Abelardo Lupion (DEM-PR), Ônyx Lorenzoni (DEM-RS) e Kátia Abreu (DEM-GO).

Num dos trechos Rodenburg combina buscar Heráclito para o leilão:

Heráclito: "Onde estás?";

Rodenburg: "Ainda estou solto!";

Heráclito: "Que milagre!".(...)

Heráclito: "Carlinhos, estou indo para aí agora";

Rodenburg: "Que horas que você chega?";

Heráclito: "Três, três e pouquinho";

Rodenburg:"Então eu te pego lá e a gente vem para a fazenda direto";

Heráclito: "Não, não. Eu vou ficar com Mariana, a gente tem um hotel reservado";

Rodenburg: "Não vai ficar em hotel, tem uma casa boa aqui".

Em outra parte, o braço direito de Dantas fala com Bornhausen sobre a estadia da turma em sua fazenda.

Bornhausen: "Você convidou a senadora [Kátia Abreu, DEM-TO], né?";

Rodenburg: "Falei, eu te liguei até. O problema é o seguinte: eu estava preocupado com a programação de Uberaba, que [inaudível] já tinha me dito que vocês iam por Uberaba. Então eu disse: bom, vou convidar para ficar lá em casa, porque pelo menos dá outro rumo, né?".

Segundo a "Folha", Rodenburg também conversou com o ex-governador Orestes Quércia para garantir a sua presença no leilão. Quércia disse à "Folha" conhecer o empresário Rodenburg, que "mexe com gado nelore", mas afirmou não ter nenhuma relação com o grupo Opportunity.

Nenhum comentário: