Saiu o resultado do PIB brasileiro no primeiro semestre. A economia cresceu mais do que o esperado pelo mercado, o que deve levar as agências a uma série de revisões sobre os números para este ano. Talvez a economia cresça até mais de 5%, como espera o governo.
A partir desses números, vai ser difícil para o PIG e a oposição aplicar aquele velho discurso de que os outros países emergentes estão crescendo mais que o Brasil ou que Lula surfa na onda do crescimento mundial.
O mundo rico está à beira de uma recessão e o Brasil se aproxima das taxas de crescimento da Índia e até da China, cujo PIB deve aumentar 8% em 2009.
Depois os "analistas" do PIG não entendem por que a base lulista está na frente em 20 das 26 capitais de Estado nas prévias dos institutos de pesquisa...
No Nordeste, que cresce a taxas chinesas, o fenômeno é ainda mais impressionante. A verdade é que se Lula quisesse (ou quiser), seria reeleito com o pé nas costas, sem grande esforço.
A menos que uma catástrofe de dimensões "nunca antes vista", como diria o próprio Lula, abalasse e economia brasileira em 2009.
Sim, a crise está aí, ou melhor, lá no hemisfério Norte, mas até agora não há sinal de que vá chegar no Sul com a intensidade que abalou as economias da UE e EUA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário