quarta-feira, 27 de agosto de 2008

PIG... MAIS UMA "CRISE" QUE SE FOI

O jornalista Paulo Henrique Amorim gosta de dizer que a grande imprensa brasileira, ou "PIG (Partido da Imprensa Golpista)", como ele a carimbou, inventam uma crise por mês para "derrubar o presidente Lula".
Este blog não concorda completamente com a tese de Amorim porque acha que Lula está servindo à todos, inclusive aos interesses dos poderosos.
Apesar disto temos que reconhecer que os oligopólios de mídia e seus sempre mui bem pagos colunistas têm errado muito ao fazer previsões sobre o comportamento da economia brasileira.
E têm errado sempre contra o governo, jamais a favor...
O caso da inflação ilustra bem o comportamento da imprensa nacional. Dois ou três meses atrás, o que se lia nos jornais sobre a alta dos preços, especialmente dos alimentos, era assustador. O dragão estava voltando com força total e a impressão que se tinha ao ler ou ouvir certos colunistas econômicos era a de que o Brasil caminhava celeremente para um destino semelhante ao do Zimbabwe.
Bem, desta vez a crise durou menos do que a "crise aérea" (por que será que a mídia parou de contar os minutos de atraso dos aviões?).
Os preços já começaram a cair e os colunistas dos jornalões estão meio ressabiados, procurando uma desculpa qualquer para o erro nas previsões.
É claro que existe uma grave crise no exterior e que o Brasil pode ser afetado. Porém o problema é que o Brasil, este mesmo país que "só cresceu mais do que o Haiti", como dizia Alckmin na campanha de 2006, insiste em continuar crescendo, apesar de toda a baderna lá fora.
A verdade é que o Brasil está hoje muito melhor preparado para enfrentar um momento de crise externa do que jamais esteve e que dificilmente o país passará o sufoco que passou a partir de 1999, quando Fernando Henrique Cardoso deixou o barco afundar.
Os mais jovens podem não se lembrar, mas entre 1999 e 2002, o Brasil quebrou, ajoelhou no milho do Fundo Monetário Internacional e por meia década (inclusive no primeiro ano do primeiro mandato de Lula) teve a sua política econômica e monetária concebida a partir de Washington.
Enfim, pelo visto o PIG vai ter que usar ainda muita fantasia para arrumar uma outra "crise" para poder aporrinhar o presidente Lula...

Nenhum comentário: