terça-feira, 12 de agosto de 2008

A MARCHA RUMO AO TERCEIRO MANDATO DO NARCO-PRESIDENTE

Mais de cinco milhões de assinaturas foram entregues ao organismo eleitoral da Colômbia nesta segunda-feira solicitando a realização de um referendo para aprovar, ou não, a segunda reeleição do atual presidente Álvaro Uribe.
O projeto é polêmico e vem sendo criticado, tanto pela oposição como por parlamentares da base de apoio do "uribismo", porque seria "inconstitucional" e "antidemocrático".
Uribe, que foi eleito em 2002 e reeleito em 2006, ainda não anunciou se concorrerá a um terceiro mandato. No último encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no mês de julho, em Bogotá, Uribe disse ser contrário à "perpetuação no poder"."No entanto me preocupa a
continuidade da política de segurança democrática", disse.
O controvertido projeto de reforma é formalizado pouco depois do escândalo da chamada "yidispolítica" que trouxe à tona casos de corrupção que teriam permitido a aprovação do projeto para a primeira reeleição de Uribe em 2006.
Em julho, a parlamentar Yidis Medina admitiu ter vendido seu voto em troca de "favores" a "altos funcionários do governo”, parecer que teria sido determinante para aprovação do projeto de reeleição.
Em meio à crise, Uribe chegou a ameaçar em convocar um referendo para revalidar sua eleição.
Logo depois o presidente colombiano voltou atrás, ao mesmo tempo que a Corte Constitucional anunciou que não iria investigar a legalidade do ato legislativo de 2004 que permitiu a reeleição para presidente.
A congressista Medina foi condenada a 47 meses de prisão pela Corte Suprema.

O PIG fica calado... adora uma narco-presidente....melhor ainda se for vitalício!

Um comentário:

Anônimo disse...

TERCEIRO MANDATO PARA LULA! JÁ!!!!