terça-feira, 15 de julho de 2008

CONVERSA AFIADA

Por Paulo Henrique Amorim

A reunião do Presidente Lula com os ministros para analisar o “caso Dantas” parecia uma reunião de editorialistas do PiG.
A palavra chave é “excesso”. Sinônimo de “espetacularização”, usada pelo Supremo Presidente Gilmar Mendes. Ou seja, a Polícia Federal não está aí para prender rico.
Ou, se prender, prender na moita, escondido, de forma a não se perceber.
É como diz o nobre petista de São Paulo, o “Gomes”, o Luiz Eduardo Greenhalgh, o delegado Protógenes Queiroz é um “descontrolado”.
O Governo Lula está cercado de Daniel Dantas por todos os lados.
Só no Palácio do Planalto são dois e meio.
Um é o secretário particular Gilberto Carvalho, que conversou com Greenhalgh muito mais do que apareceu no JN.
Gilberto Carvalho era a ponte de “Gomes” – logo, de Dantas – na ante-sala do Presidente da República.
Outro é o Ministro do Futuro, Mangabeira Unger, que aparece no relatório da Polícia Federal.
Mangabeira trabalhou para Dantas na qualidade de trustee da Brasil Telecom, e só defendia os interesses de Dantas – e, não, dos acionistas da Brasil Telecom. Se fosse nos Estados Unidos, o ilustre professor de Harvard estava atrás das grades.
Aqui, é Ministro do Presidente Lula ...
O 1/2 é a Ministra Dilma Rousseff. No início da patranha da “BrOi”, ela dizia que só poderia haver fusão da Brasil Telecom com a Oi se aparecessem brasileiros que botassem dinheiro do próprio bolso.
Carlos Jereissati e Sérgio Andrade não vão botar um tusta.
Vai ser tudo grana do Tesouro Nacional e do Fundo de Amparo aos Trabalhadores, administrados pelo BNDES.
E ainda sobra US$ 1 bilhão para calar a boca de Daniel Dantas.
Naquela altura, a Ministra Dilma também dizia que não adiantava o PiG dizer que o Plano de Outorgas ia mudar para permitir a “BrOi”, porque só mudaria se o Presidente Lula quisesse ...
No relatório da Polícia Federal, há várias reuniões da Ministra Dilma com os representantes da quadrilha de Dantas.
Várias.
Até elogiam a capacidade que ela tem de descobrir “onde está a sacanagem”.
Mas, no fim da contas, a “BrOi” só saiu do Palácio do Planalto do jeito que Dantas quis (clique aqui para ler a frase fantástica de Dantas no relatório: eu vendi a Brasil Telecom à Oi ...) porque a Ministra Dilma coonestou.
Vamos colocá-la na coluna do meio: quem sabe ela descobre “a sacanagem” e diz ao presidente Lula, aquele que tem medo, que é melhor mandar o Luciano Coutinho de volta à assessoria em que planeja mega-fusões de empresas brasileiras ...
A tibieza do Ministro Tarso Genro é um dos combustíveis dessa crise.
Tem tudo para ser o Abelardo Jurema do Presidente Lula.
Desde o início, Genro se curvou aos pés do Supremo Presidente Gilmar Mendes.
Foi lá no gabinete do Presidente Supremo, pediu desculpas, falou mal do Delegado Queiroz, prometeu não usar mais algemas – a não ser em preto, pobre e p ..., como quer o Dr. Toron -, disse que vai parar de usar escuta telefônica contra criminosos de colarinho branco – fez tudo o que os editorialistas do PiG exigem.
Chegou a dizer que, em nenhum momento, JAMAIS ousou criticar, discordar, discrepar, dissentir, divergir, JAMAIS ousou colidir com as opiniões do Supremo Presidente.
Quando já estava prostrado, recebeu o golpe pelas costas: o Supremo Presidente disse aos jornalistas, ontem, que não tinha tomado conhecimento do que Genro pudesse ter dito sobre ele, mas, de qualquer maneira, não reconhecia em Genro COMPETÊNCIA para discordar dele.
Chamou Genro de “incompetente”.
Quer dizer, “quanto mais você se abaixa...”, dizia a minha santa mãe.
Sobre o Presidente Lula, aquele que tem medo, não há nenhuma surpresa.
O Presidente Lula tem medo da elite branca. E dos editorialistas do PiG.
Ele só vai perceber a altura do despenhadeiro, quando voltar para São Bernardo e a elite branca não convidá-lo para jantar.

Nenhum comentário: