quarta-feira, 16 de abril de 2008

PiG TAPA POÇO DA PETROBRAS

Paulo Henrique Amorim

O diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, é um homem público sério, com uma folha inatacável de serviços prestados a esse país.
Os baianos e brasileiros que conseguem olhar para além dos limites provincianos de São Paulo conhecem o seu passado e o respeitam.
Haroldo Lima preside uma agência que tem tanta subordinação à CVM quanto à Sociedade Hípica Brasileira.
Haroldo Lima estava num seminário, num recinto fechado, na Fundação Getúlio Vargas, e levantou a hipótese, já conhecida de uma revista especializada, de a Petrobras ter descoberto um mega-campo em frente ao litoral do Rio (*). (Clique aqui para ler a nota da ANP e acesse a World Oil).
O Bom (?) Dia Brasil, imprensado pelo IBOPE, dedica cada vez menos espaço às sábias observações de Miriam Leitão com a escada que Renato Machado apropriadamente coloca para que ela possa subir.
Miriam, como sempre, reproduziu o sentimento do PiG.
Que se traduz da seguinte forma: a Petrobras do Governo Lula pode se tornar proprietária do terceiro maior campo de petróleo do planeta e isso é inadmissível.
A Petrobras é um sucesso e isso é inadmissível.
A sorte é o atributo da intenção, dizia um tal de Talleyrand.
Ou seja, o sucesso da Petrobras no Governo Lula não é sorte – é resultado de trabalho, competência e isso a Miriam não pode aceitar.
Nem ela, nem o PiG, nem os interesses que os dois representam.
É bom não esquecer que o Farol de Alexandria, que ilumina a Miriam, queria vender a Petrobras, com o nome de Petrobrax.
O Globo, a Folha e o Estado estão mais preocupados com um suposto vazamento do que com a hipótese espetacular de outra descoberta da Petrobras.
O PiG quer transformar Haroldo Lima num criminoso.
A CVM, o Ministério Público, a Polícia Federal, a Interpol, a CIA, o Mossd e a Corte Internacional de Haia foram mobilizados pelo PiG.
O Globo, na primeira página, recomenda que Haroldo Lima renuncie imediatamente, segundo o coordenador do Ibmec, Jairo Saddi.
Quem é Jairo Saddi ?
Eu, Paulo Henrique Amorim, sugiro que ele renuncie ao cargo de coordenador do Ibmec, porque fala sobre o que não deve.
O interessante é que o “mercado” do Brasil e de Nova York dá ao PiG a credibilidade que ele merece: acreditaram em Haroldo Lima e as ações da Petrobras subiram.

Em tempo: o Conversa Afiada daria um doce para saber se a Miriam e os redatores do PiG estão na ponta vendedora ou compradora de Petrobras.

(*) O PiG e especialmente a Globo, que tem o prazer masoquista de trabalhar contra o Rio, medem a distância entre o novo mega-poço e o continente brasileiro a partir do litoral de São Paulo. É um exercício tão útil quanto medir a distância a partir do litoral de Angola. Porque, se o novo mega-campo, chamado de Carioca, ficar perto do campo de Tupi, como o Tupi, fica em águas territoriais do Rio de Janeiro. A menos que Carioca agora sirva para designar quem nasce na cidade de São Paulo.

Nenhum comentário: