quarta-feira, 9 de abril de 2008

PERFIS: O MÃO SANTA

Francisco de Assis de Morais Sousa, mais conhecido por Mão Santa, se elegeu governador pela primeira vez em 1994, pelo PFL. Em 1998, já pelo PMDB, o conseguiu se reeleger, mas o registro foi cassado em 2001 em decisão unânime do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), após denúncias de crime eleitoral durante a campanha. Isso fez do peemedebista o primeiro governador cassado da história do Brasil. Em seu lugar assumiu Hugo Napoleão (PFL), segundo colocado na eleição e autor das denúncias.
Mesmo cassado no Estado, no entanto, em 2002 Mão Santa foi eleito senador. Em 2004, tentou dar continuidade à dinastia da família lançando o filho, Mão Santinha, como candidato a prefeito de Parnaíba (PI), um sobrinho em Luiz Correa (PI) e, na capital Teresina, a mulher, Adalgisa de Moraes Souza. A peemedebista acabou derrotada pela segunda vez
Também em 2004, um irmão do senador, o deputado federal Antônio José Moraes Souza (PMDB), teve o mandato cassado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Piauí sob acusação de compra de votos e abuso de poder econômico. A cassação foi motivada por uma denúncia do Ministério Público Estadual de que teria distribuído remédios em troca de votos num comitê eleitoral.

Nenhum comentário: