terça-feira, 11 de março de 2008

CONTAS REPROVADAS

Comentário do sociologo Tiberio Alloggio no Blog do Jeso


A reprovação das contas do ex-gestor municipal Lira Maia talvez seja a noticia mais importante dos últimos tempos para o nosso Município. Não apenas pelos desdobramentos políticos possíveis no cenário das futuras disputas municipais, mas pelo sinal dado para todos os gestores municipais: Está acabando a época das vacas gordas.
O ex Prefeito de Belterra Oti Santos foi o primeiro, agora veio a noticia sobre Lira Maia. Com toda probabilidade muitos outros virão.
Os tribunais (antigos cabides de emprego) começam finalmente a mostrar a cara, também para os gestores públicos dos municípios.
Mérito seu, a divulgação da noticia, que pode ser comparada a um “furo jornalístico”, pois na cidade e no interior hoje não se fala de outro assunto.
Triste que uma noticia dessa (que já está na boca do povo) acaba não sendo comentada e escondida pela “opinião publicada”.
Infelizmente Santarém ainda não evoluiu rumo a uma informação plural e democrática e o lixo-jornalismo continua firme forte atuando na cena local.
Até é compreensível o Jornalismo panfletário do O ESTADO DO TAPAJÓS, pois sua única finalidade é a promoção dos deputados Lira Maia, Alexandre Von e seu grupo político. Porem é difícil aturar a informação da mídia comercial.
Na mídia impressa o jornal O IMPACTO só alterna (entre uma chantagem e uma fofoca) capas com fotos e matérias de mortos degolados, homem peixe, jacarés, com a do Prefeito de Belterra Geraldo Pastana, seu maior alvo.
Na TV o Rota 5, seu condutor e seus repórteres alternam a caça aos buracos, aos feridos em acidentes de transito, e as brigas de bêbados, com a perseguição sistemática de Maria do Carmo e seu governo.
Mais disfarçado, o Sistema Tapajós de Comunicação. No melhor estilo Rede Globo, despeja quotidianamente matérias que não fedem e não cheiram, onde a superficialidade reina absoluta. Quando debatidos, os assuntos mais polêmicos são tratados por debatedores que pensam sempre da mesma maneira. O contraditório é proibido.
Jeso, graças a deus (e à tecnologia) hoje temos a internet. Temos os blogs como o seu e milhões de outros. Apesar da mídia tentar esconder os fatos, a discussão trasvasou o limites antigos impostos pelos dos “donos” da mídia.

Nenhum comentário: