NO BLOG VÍ O MUNDO DO LUIZ CARLOS AZENHA
Barack Obama e Hillary Clinton acabam de travar o primeiro debate reunindo apenas os dois pré-candidatos democratas. Pela primeira vez o partido decide entre uma mulher e um negro. O debate foi "civilizado". Porém, minha opinião pessoal é de que Obama foi melhor simplesmente pelo fato de que conseguiu demonstrar que pode ser presidente dos Estados Unidos, apesar de senador em primeiro mandato.
Nenhum dos candidatos negou que a chapa democrata pode ser Hillary-Obama ou Obama-Hillary. Barack Obama fez questão de frisar que os Estados Unidos foram governados nos últimos 20 anos ou por um Bush ou por um Clinton. Pela primeira vez na campanha alguém lembrou-se da existência da América Latina. É difícil dizer se isso é bom ou ruim. O fato é que Obama disse que a relação dos Estados Unidos com a região está sendo negligenciada, em favor da ênfase no Oriente Médio.
"É o passado contra o futuro", disse Obama, tentando ligar a adversária ao século 20, quando ela era primeira-dama. Hillary disse que nada melhor do que um Clinton para "limpar" o legado de um Bush, numa referência ao fato de que o marido dela, Bill, sucedeu Bush pai e governou os Estados Unidos durante oito anos de bonança.
As pesquisas demonstram que Obama está se aproximando de Hillary Clinton na disputa por cerca de 1.600 delegados que estarão em jogo na chamada Super Terça-Feira, 5 de fevereiro. O debate desta noite terminou empatado (é minha opinião).
Com certeza, a disputa entre os dois não vai terminar na próxima terça-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário