quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

O GURU DO PIG

O filósofo da planilha

enviada por Luis Nassif

Adivinhem qual é o tema do último artigo do Fábio Giambiagi em “O Valor”.
Como a resposta é difícil, me antecipo: Previdência Social.
O “olho” do artigo é uma beleza: “Não há dúvida de que excessiva desigualdade é vista como negativa pela maioria da população, que preferiria viver em um país menos desigual”.
Não está se falando da redução do peso dos salários na renda nacional, nem da quantidade de milionários que surgiram nos últimos anos, em função dos juros, câmbio e Bolsas, mas de diferenças entre valores de aposentadorias. E aí, ele envereda por “considerações filosóficas” (sic) extraordinárias:

A pérola filosófica:

"Creio, honestamente, que a maioria dos brasileiros não deseja viver em um país comunista, onde todos tenham a mesma remuneração. A idéia de que o Brasil é um país capitalista, onde alguma desigualdade é natural, por expressar diferenças que de fato existem entre os atributos individuais, é, se eu não estiver errado nas minhas percepções, claramente majoritária no país. Ao mesmo tempo, não há dúvidas de que a desigualdade excessiva é vista como negativa pela grande maioria da população, que preferiria viver em um país menos desigual. Que tal, então, pensar no sistema de aposentadoria como uma esfera em que, no "terceiro tempo" das nossas vidas, iremos viver em um Brasil mais igualitário, onde a distância entre quem ganha mais e quem ganha menos continuará existindo, mas será limitada a um múltiplo razoável?"

Este é o guru da boa parte da mídia.

Nenhum comentário: