A INTEGRA DO DISCURSO DA PREFEITA
"Excelentíssimos Senhores (as)Volto a esta Casa com muita honra para cumprir determinações legais e apresentar a Vossas Excelências relatório de atividades do último ano de governo, quando o povo de Santarém, através da participação popular e da democracia, deu mais um passo no caminho do desenvolvimento e da justiça social.
Reitero que seguimos, nesta administração, a tradição da democracia popular, da participação direta, do diálogo com as instâncias de poder. Nossas diretrizes de governo são a democracia, a parceria e a solidariedade, subordinando-nos apenas aos interesses maiores do povo. Em nosso governo, o povo tem voz, participa, ajuda a governar, é parte integrante da gestão.
Esta diretriz democrática e popular não pode ser cumprida sem que o Poder Legislativo Municipal se faça presente como instrumento fundamental e co-responsável pela transformação qualitativa que o Governo Cidade da Gente está proporcionando para Santarém. Aproveito a oportunidade para agradecer a parceria e o empenho dos senhores vereadores e das senhoras vereadoras. Tenho convicção que nosso trabalho promove qualidade de vida e cidadania para a população que nos elegeu governantes desta bela cidade. A harmoniosa a relação que nosso governo cultiva com esta Casa, garante unidade do poder público municipal e uma gestão legítima, séria e democrática.
Nos últimos três anos, demos importantes passos para o desenvolvimento urbano e social de Santarém. Recuperamos o sistema viário com serviços de terraplenagem; através do Programa Asfalto nos Bairros, construímos oito quilômetros de vias; asfaltamos ruas em Alter do Chão. Hoje, outras 16 ruas estão sendo pavimentadas e junto com a Governadora Ana Júlia entregaremos, em breve, mais 15 quilômetros de asfalto.
Pela primeira vez na história, Santarém a coleta regular de lixo chegou a 100% da área urbana e a comunidades como Mojuí, Alter do Chão, Ponta de Pedras e Irurama. Praças e parques foram construídos na Interventoria, Cohab, Nova República, Mararu, Matinha e São José Operário. No Centro, construímos as praças Gigi Alho e Mirante do Tapajós - um dos locais mais freqüentados pelos santarenos e visitantes. Na Aldeia, resgatamos a história da nossa gente, revitalizando a Praça do Centenário.
Na zona rural, com apoio do Governo Federal, implantamos micro-usinas hidrelétricas, garantindo energia a centenas de famílias. Mais de 50 comunidades ganharam geradores de energia e dezenas de microssistemas de abastecimento de água. Recuperamos ramais, construímos postos de saúde e implantamos os primeiros consultórios odontológicos do interior, um no Planalto, no Jacamim e outro na região de rios, em Curuai. Incentivando a geração de emprego, implantamos em comunidades das regiões de rios e de várzea o Projeto Tanque Rede, possibilitando que ribeirinhos criem peixes em cativeiro, garantindo trabalho e renda.
Assumimos compromisso com o futuro de uma cidade melhor. Nas escolas, implantamos políticas baseadas na humanização a partir do respeito à diversidade, buscando sempre a qualidade do ensino público. Mantivemos a distribuição de uniforme gratuitamente a todos os alunos a cada início de ano letivo, assim como garantimos alimentação escolar nutritiva todos os dias e em todas as escolas de nosso município. Nossa maneira de fazer educação de qualidade é alegre, solidária e democrática. Projetos como o Arte na Escola, Saúde na Escola, Esporte e Lazer, são instrumentos que fazem de nosso ensino destaque na região.
Isso sem esquecer a saúde, nosso bem maior. Construímos e ampliamos postos e centros de saúde nos bairros e em comunidades. Prometemos e cumprimos o primeiro Centro de Saúde 24 horas de Santarém, funcionando no bairro do Santarenzinho. Implantamos a Farmácia Popular, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, o Centro de Especialidades Odontológicas, o primeiro Laboratório de Água da região, Emergência Pediátrica no Pronto Socorro, Teste da Orelhinha para recém-nascidos e tantos serviços que facilitam o acesso à saúde, tornando o sistema público de saúde em Santarém mais igualitário e horizontal.
Sabemos que não cabe à prefeitura resolver demandas sociais estruturais, como o desemprego. Mas fizemos a nossa parte.
Criamos oportunidade de trabalho e renda através da Escola de Economia Solidária e dos Telecentros Comunitários. Com o Banco do Povo, liberamos créditos para quem vê no trabalho a forma mais digna e justa de ganhar a vida. O Banco do Povo de Santarém já ajudou dezenas de trabalhadores a levantar pequenos empreendimentos, que para as famílias beneficiadas representam uma vida mais digna.
Através de importantes parcerias implantamos uma série de ações voltadas para a responsabilidade social. Investimos em ações que primam pela educação, esporte, lazer, saúde, alimentação e bem-estar. Damos apoio às famílias, inserimos crianças, adolescentes e jovens em programas de incentivo à vida, à saúde, à educação e, ainda, trabalhamos com políticas de assistência à saúde dos idosos, proporcionando a terceira idade qualidade de vida.
Com nossa administração, Santarém saiu do castigo. Agora nossa cidade é recebida em Brasília e em Belém e tem suas demandas atendidas. Obras e investimentos do Governo Federal e Estadual ajudam a prefeitura a mudar a face da cidade, preparando-a para o futuro. É verdade que tenho uma excelente relação com o Presidente Lula e com a Governadora Ana Júlia, nutridos nos anos de luta por um Brasil melhor e por um Pará mais justo; mas os recursos vêm porque temos a competência de mostrar trabalho, compromisso, responsabilidade no uso dos recursos que nos são destinados.
Esse apoio que temos recebido de nosso Presidente e de nossa Governadora são, em verdade, admiração, respeito e confiança que ambos têm pelo povo Santarém.
Somos uma cidade pólo de uma parte tão rica e bela do nosso Estado. E, desde 2005, nosso povo pode contar com a administração municipal que prioriza projetos e serviços que beneficiam comunidade e famílias da área urbana e rural de nossa imensa cidade. Assumi o compromisso de trabalhar pelo bem-estar de todos, com a inversão de prioridades, e não arredei pé um só milímetro de meus compromissos de vida e da herança política de meu pai, Everaldo Martins, que escreveu seu nome no corpo e na alma dessa cidade azul, a quem tanto amou e a quem entregou sua vida.
Conheço minhas origens e posso reconhecer, em cada lugar de Santarém, os pedaços de minha história, os laços estreitos de minha alma para com seu povo. Não tenho vaidades pessoais. Meu compromisso sempre foi, e será, governar para o povo e com o povo. Por isso, a política de desenvolvimento que tracei tem por objetivo central oferecer dignidade e qualidade de vida à população de Santarém.
Para finalizar, quero manifestar minha convicção profunda de que estamos no caminho certo, de que estamos entregando aquilo que prometemos: desenvolvimento e justiça social em Santarém. É verdade que muito ainda está por fazer, mas já podemos contabilizar os ganhos reais, qualitativos, que nosso povo está usufruindo, seja nas obras de infra-estrutura que tirou da lama e do alagado milhares de pessoas, seja na política social que ampara os mais necessitados, seja na educação que alimenta o espírito e o corpo de nossas crianças, seja na aplicação correta dos recursos em saúde, que vem salvando vidas e dando bem estar aos que precisam.
Essa obra não é minha. É nossa. Por isso agradeço a todos que colaboram para que este processo de crescimento e melhoria esteja acontecendo na Cidade da Gente. Esse trabalho incansável está deixando nossa terra ainda mais bonita, nosso povo ainda mais feliz e pavimentando um futuro ainda mais promissor.
Faço votos de que 2008 seja um ano de sucesso e de progresso para esta Casa e para toda a cidade. Que juntos possamos trabalhar ainda mais por Santarém".
Nenhum comentário:
Postar um comentário