terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

CHAVEZ COBRA SAÍDA DA EXXON

O Presidente Chavez disse "ianques, go home" neste domingo em alusão à saída da multinacional norte-americana Exxon Mobil do país, durante a transmissão de seu programa dominical Alô, Presidente!. Chávez acrescentou que autoridades de governos anteriores permitiram a esta multinacional "o saque", e é por isso que alguns deles "ficaram ricos, enquanto deveriam estar na prisão"
"A Exxon não pagava impostos. Levaram 500 mil barris de petróleo sem que fossem registrados, antes que começasse a fase de prospecção e de processamento" nos anos 90. "Temos aqui as provas de um delito", disse. "Isto é crime — e é causa adicional para que processemos a Exxon Mobil e a obriguemos a nos pagar o que roubou daqui. São eles os agressores, os ladrões, os que fizeram um dano irreparável à Venezuela", denunciou o presidente venezuelano.
A petrolífera americana foi obrigada, no ano passado, pelo governo venezuelano a deixar suas operações na faixa petrolífera do Orinoco, após se negar a alterar o convênio que a associaria, em uma empresa mista, à estatal Petróleos de Venezuela S.A. (PDVSA), sendo esta a sócia majoritária.
"Estamos batalhando contra o império e seus 'pit-ianques' nacionais, que fizeram festa de forma traidora, como fez a Exxon contra a Venezuela", afirmou.

Nenhum comentário: