quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

A BRIGA CONTRA O PIG

Nos últimos dias o jornalista Luis Nassif vem apresentando uma série de artigos relatando a história da revista Veja nos últimos anos.
Que a Veja é um lixo jornalístico, disso ninguém discorda, mas a briga travada surpreende, porque dificilmente temos visto brigas tão duras entre jornalistas e meios de comunicação.
Luis Nassif dispensa apresentações. É o principal jornalista de economia do país. É um dos poucos com grande conhecimento da teoria econômica a ter participação na TV. Já foi jornalista da Folha de São Paulo, e hoje comanda um dos melhores blogs do país.
Os artigos de Nassif são uma espécie de explicação da operação travada na Veja para publicação de elogios, destruição pública de inimigos, e explicações da mistura entre o que é comercial e o que é jornalismo.


Fala também das pessoas que estão a serviço do jornalismo de negócios.

diogo mainardi

A Veja já avisou que vai processar Nassif, mas o estrago já foi feito. O Diogo Mainardi (foto), um espécie peculiar de "travestí de jornalista" recebe "tratamento especial" de Nassif.
A verdade é que os meios de comunicação, em especial os grupos que estão por trás dos grandes sistemas, estão tendo muita dificuldade para tratar da informação, principalmente depois da explosão da internet.
A ida de Nassif e outros grandes jornalistas para os blogs, está comprometendo o "controle" da informação por parte das "grandes familias". O que antes se decidia em uma mesa, com boa convivência, agora está na rede, de maneira muito mais democrática.
A lixo revista Veja poderá publicar em breve uma reportagem-denúncia sobre o jornalista Luís Nassif, conforme ele mesmo informou em seu blog. Seria uma resposta à série preparada por Nassif sobre os bastidores da revista. A reportagem também incluiria ataques a outros jornalistas, dentre os quais Mino Carta e Paulo Henrique Amorim, dois outros críticos constantes do lixo-jornalismo praticado pela revista.

Nenhum comentário: