terça-feira, 29 de janeiro de 2008

PRIVATARIA

Interessante essa analise de Paulo Henrique Amorim no seu Conversa Afiada...

O funcionário da Vale Roger Agnelli merece do PIG o tratamento de dono da Vale e se deixa fotografar mais do que a Daniela Cicarelli.
Chega a ser inacreditável que ele consiga trabalhar na Vale e, ao mesmo tempo, dar tantas entrevistas.
É porque o PIG resolveu transformar a Vale no modelo da privatização.
O PIG fez da Vale a “não-Petrobras”, que resistiu à tentativa do Farol de Alexandria de privatizá-la. A Petrobras não se deixou transformar em Petrobrax, lembram-se ?
Agora, o PIG dá como fato consumado que a Vale vai comprar a anglo-suiça Xstrata (clique aqui para acessar o site da Xstrata) , com sede em Zug, na Suíça.
O Estadão de hoje, pág. B12 (clique aqui para ler) garante que “os sócios autorizam a Vale a negociar a compra da Xstrata”.
As páginas de economia do PIG, especialmente o Valor, se transformaram, como se percebe, em press-releases de luxo. (Estão mais distantes do Wall Street Journal e do Financial Times do que o Corinthians do Milan !)
Por isso, os jornais do PIG tratam a transação de Agnelli (o dono) como fato consumado.
Da mesma forma que, a esta altura, para o PIG, eu já deveria ter sido demitido do iG, já que, há muito tempo, Carlos Jereissati (que, para isso, vendeu o Shopping Center Iguatemi) e Sergio Andrade (que teve que vender a empreiteira) assumiram o controle da Brasil Telecom.
A Xstrata é do mesmo tamanho da Vale.
A Vale vai comprar a Xstrata ? Ou a Xstrata vai comprar a Vale ?
A belga vai comprar a Brahma ou a Brahma vai comprar a belga ?
O controle continuará a ser nacional ?
Na Ambev, que o Ministro Palocci levou ao Presidente Lula como “a multinacional brasileira da cerveja”, o controle não está no Itaim Bibi, mas em Bruxelas ...
Da mesma forma, a “BrOi”, a nova empresa de telecomunicações criada pelo PIG, poderá acabar na mão de um “socio estratégico” espanhol, mexicano ou até egípcio ...
A PHA Comunicação, modesta acionista da Vale na Bolsa de São Paulo e de Nova York – como consta do Imposto de Renda – quer saber: continuará acionista de uma empresa brasileira ou anglo-suiça ?
O que tem a dizer a CVM e a Bolsa ?
Agnelli continuará a ser fotografado no Rio ou em Zug, aprazível cidade suíça, sede da Xstrata ? (Como se sabe, hoje, o dono da Vale não é Agnelli, mas a Previ, o Bradesco e o BNDES...)

Nenhum comentário: