quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

PRESIDENCIAIS EUA: Hillary reage

Hillary, de forma apertada venceu, com 39% contra 37% de Obama. John Edwards, segundo em Iowa, ficou em terceiro com minguado 17%.
Enquanto John Edwards ficou definitivamente para trás, a decisão de quem será o candidato democrata permanece adiada, e esquentou mais.
Agora virá uma grande pausa até o sábado, dia 19, quando vêm os caucus de Nevada, seguidos no dia 26, das primárias da Carolina do Sul. Daí, a super duper terça-feira 5 de fevereiro com quase 25 primárias simultâneas.
John McCain sagrou-se o vencedor no lado republicano.
O racha no Partido Republicano é sério. Huckabee (que venceu no Iowa) representa o voto conservador do sul, aquele eleitor fundamentalista religioso, preocupado com questões como aborto, casamento gay, uso de células tronco embrionárias em pesquisas.
John McCain representa um conservador do norte, neo liberal do ponto de vista econômico, comprometido com as aventuras militares americanas, mas que não está nem aí para o casamento gay.
Seja como for, o típico conservador do sul e o típico conservador do norte estão se desencontrando nesta eleição.
Bush representava ambos, mas seja qual for o candidato escolhido nestas primárias, um dos lados sairá desapontado. Esta divisão é a maior ameaça para o partido conservador na hora de concorrer a eleição de fato.

Nenhum comentário: