segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Lula na Guatemala para posse de seu "Admirador"

O presidente Lula da será um dos dez líderes latino-americanos presentes nesta segunda-feira à cerimônia de posse do novo presidente da Guatemala: o engenheiro industrial Álvaro Colom Caballero.
O Palácio do Planalto motivou a presença de Lula na posse de Colom dizendo que Colom "é um grande admirador" de Lula, e segue a mesma linha política além de estar interessado nos programas sociais do governo brasileiro e nos biocombustíveis.
A presença na cerimônia faz parte da política brasileira de "aprofundamento e diversificação do relacionamento do Brasil com a América Central e o Caribe".
Álvaro Colom, eleito em segundo turno com 1,4 milhão de votos, toma posse para um mandato de quatro anos e promete dar prioridade à segurança e combater a pobreza e a desigualdade.
Com 56 anos, vice-ministro da Economia em 1991 e candidato derrotado à presidência em 1999, Colom será o sétimo presidente eleito depois do retorno da Guatemala à democracia, em 1986.
Ele se declara um social-democrata, o que é visto no país como uma ruptura em relação aos governos anteriores.
A Guatemala é um dos países mais pobres da América Central, com renda per capita de US$ 2,4 mil ao ano, 51% dos 13 milhões de habitantes na pobreza e 15% na pobreza extrema, com menos de um dólar ao dia.
A pobreza atinge especialmente a população indígena, que representa 52,8% do total.

Nenhum comentário: