quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

A AMAZÔNIA DO SECULO 21

O ministro de Assuntos Estratégicos Mangabeira Unger esteve em Santarém no dia de hoje. Pela parte da manhã cumpriu agenda com políticos da região, prefeitos, representantes acadêmicos e ONGs. Pela parte da tarde reuniu com empresários e movimentos sociais.
Mangabeira trabalha o "PROJETO AMAZÔNIA" uma proposta para a Amazônia no século 21, e propõe a superação do desnível entre o fervor do ambientalismo, que toma a Amazônia como tema predileto, e o primitivismo das idéias econômicas disponíveis a respeito da ocupaçäo da Amazônia.
A idéia é desenvolver uma ampla reflexão com alguns eixos principais: O ordenamento territorial, a infraestrutura, a matriz energética, a agua, a mineração, e as populações tradicionais. Os Temas serão abordados em duas areas diferenciadas: 1) Amazonia com mata e sua valorização (reforma dos tributos, mecanismos de financiamentos nacionais e internacionais). 2) A Amazônia sem mata (já antropizada) discutindo modelos econômicos, tecnologias de ponta, e valorização da população local.
O Ministro que antes de vir em Santarém já esteve em Belém, vai repetir a dose em Manaus e em outros centros da Amazônia.
O Plano a ser elaborados por equipes que contemplarão os atores locais, será a base para um projeto de integração da Amazônia ao Brasil, e promete revolucionar o Brasil e mudar o histórico de depredação da Amazônia.

Nenhum comentário: