quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

PIG em Ação

Se alguém tinha dúvidas, agora tem certeza absoluta. A imprensa, auxiliada pela direitona brasileira e o PSDB, estão numa perseguição implacável contra o Presidente do IPEA, Marcio Pochmann.
Sendo sincero, pouco conheço do trabalho do economista, mas sempre leio seus artigos no Valor Econômico, em economês simples, e de boa leitura.
Mas as notícias que toda hora saem nos jornalões são para lá de tendenciosas sobre Pochmann.
Primeiro foi o afastamento do pupilo da Globo, o neo liberal emplumado Giambiagi e mais 3 economistas. Dois deles eram aposentados, e foram mandados para casa, e dois deles eram do BNDES (como Giambiagi).
A pergunta que deveria ser feita era: o que eles estavam fazendo lá no IPEA, com dinheiro pago pelo BNDES (com salário muito maior do que o IPEA)?
Isso sim é que deveria ser explicado. Eles não são pagos para fazer o que gostam, e sim o que o concurso determinou. E nesse caso é ficar fazendo análise de viabilidade-econômica de projetos no BNDES, e não fazendo pesquisas sobre previdência.
Depois, veio uma manchete mais tendenciosa ainda, da Folha de São Paulo: Ipea rebaixa e diminui salário de economista (dia 23/11). Estava falando de um economista do Ipea, que perdeu a função gratificada de chefia. Isso acontece em todo canto do Brasil. Função de confiança é para ser ocupada por gente de confiança. Para isso existe o salário base de economista do IPEA. Mas para a Folha de São Paulo isso é perseguição.
Agora o PIG está dando corda para Ponchman se enforcar. A notícia de chamada do UOL é: Presidente do Ipea, Pochmann quer jornada de três dias de trabalho.
Pochmann vem falando de uma perspectiva conjuntural de futuro, onde as pessoas trabalhariam menos. E cita séculos atrás, quando as pessoas trabalhavam 15 horas por dia, e falar em trabalhar 8 era considerado loucura. Segundo ele, todos deveriam tabalhar 3 dias por semana, 4 horas por dia.
Ele pode estar até certo, mas o tom da matéria sugere que qualquer pensamento dele como economista será distorcido daqui para a frente.
Vão tentar desacreditá-lo como intelectual, para que caia aos poucos.
Se pudesse dar um conselho a ele neste momento, seria o de suspender suas atividades de comentarista no jornal, e focar apenas nas atividades do IPEA. Não porque esteja falando nada errado, mas porque estão querendo queimar sua imagem.
O PIG no Brasil está transformando a política em arte do cachorro louco.

Nenhum comentário: