O projeto de Lei nº 231, de 2007, do dep. Domingos Dutra, PT/MA, que tramita no congresso, se aprovado, irá proibir da derrubada de palmeiras de babaçu nos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins, Pará, Goiás e Mato Grosso, garantirá o livre acesso das quebradeiras de coco aos babaçuais, seja em áreas públicas ou privadas, além de determinar outras medidas de apoio às comunidades que dependem do babaçu para obter renda. A proposta tem por fim reverter o quadro atual de devastação dos babaçuais, e instituir uma política de proteção tanto da palmeira quanto das comunidades que delas dependem.
Ex-prefeito de Santarém, no Pará, hoje deputado Lira Maia, apresentou emenda retirando o Estado do Pará da abrangência do projeto.
Segundo ele, em seu Estado o Babaçu é uma praga do campo, só atrapalhando as pastagens dos criadores de gado.
Lira Maia que entre outras coisas é é sócio do Sindicato dos Produtores Rurais de Santarém (SIRSAN), está representando, não o povo do Pará, mas o desejo dos grandes fazendeiros do nosso Estado.
A emenda do deputado Lira Maia com o objetivo excluir o Estado do Pará, não chegou a ser votada na Comissão da Amazônia, devido ao pedido de vistas apresentado pelo deputado Asdrubal Bentes, do PMDB, também do Pará.
Lira Maia que como Prefeito já foi "praga" em Santarém, agora virou "praga" no Estado.
Pensem nisso quando aparecer "de novo" para pedir votos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário