quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

O PIG E O INDIO "INSOLENTE"

O ódio e o menosprezo que as elites econômicas sul-americanas devotam aos pobres, mestiços, negros e índios do continente encontram agora seu maior canal de expressão na Bolívia.
Sem foco desde que Chávez, acatou a derrota sofrida em referendo, o discurso dominante propalado pela mídia volta seus canhões para Evo Morales e sua tentativa de promulgar uma nova Constituição.
Quem esteve em La Paz ou Santa Cruz na Bolívia pré-Morales sabe o quanto os indígenas, apesar de ampla maioria, eram tratados como gente de segunda categoria nas ruas das cidades. Conhece a ridícula mania da “elite branca” do país de ressaltar parentescos europeus, como se a cidadania boliviana fosse de segunda classe. Desde que Evo Morales é Presidente a música mudou.
O Presidente Lula que sofre do mesmo preconceito da Elite Branca brasileira foi enfático em defender Evo Morales.
Lula disse que o presidente boliviano é "vítima de muito preconceito". "Quando o Evo era deputado, não podia andar na rua porque era cuspido pelos brancos. Um país onde 90% [da população] é índio, não pode ter um governante de olho verde que fala inglês", afirmou Lula nessa quinta feira..

Nenhum comentário: