terça-feira, 4 de dezembro de 2007

O DESFECHO DA NOVELA NO SENADO: RENAN RENUNCIA

Como amplamente previsto o senador Renan Calheiros renunciou nesta tarde ao cargo de presidente do Senado Federal. O anúncio foi feito durante o julgamento em que será decidido o seu futuro político. Renan estava licenciado do cargo desde 11 de outubro.
Em sua fala, o senador disse que não renunciou antes “porque poderia sugerir naquele momento aceitação de inverdades. Essa interpretação não me pareceu a mais conveniente, mas agi de acordo com a minha consciência. É uma das horas mais difíceis da minha vida.”
Os senadores julgam hoje o processo relatado por Jefferson Péres (PDT-AM), no qual Renan foi acusado de usar ‘laranjas’ para comprar um grupo de comunicação em Alagoas.
Regimentalmente, quando o presidente da Casa renuncia, o presidente interino tem até cinco dias para convocar novas eleições, proclamar o resultado e dar posse ao novo presidente.
O presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), anunciou para a próxima terça-feira (11), uma reunião entre os líderes das bancadas para definir as diretrizes da sucessão.

Nenhum comentário: