segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Degelo do Pólo Norte preocupa cientistas da Nasa e confirmam previsões do Calendário Maia

Na semana passada o Jornal Nacional veiculou em seu site uma notícia assustadora sobre o degelo das calotas polares. Segundo a notícia, a Nasa está divulgando que o Pólo Ártico (Pólo Norte) estaria passando por um processo de degelo tão rápido que poderia se descongelar completamente no verão de 2012.
As descobertas da Nasa teriam sido realizadas a partir de um mosaico de fotos de alta precisão, divulgado recentemente, a partir do qual alguns cientistas tiraram estas conclusões. Segundo os cientistas, o degelo abriu um canal que liga o Oceano Atlântico com o Pacífico, tornando possível a navegação entre um e outro.
O que mais me assombrou quando li a notícia, foi que eu me recordei de conversas com amigos sobre o calendário maia e suas previsões de fim de eras. Segundo alguns especialistas em textos hieróglifos legados pelos Maias, estaríamos na Era de Jaguar, e uma grande transformação climática no planeta daria fim a esta era, a partir de um grande cataclismo na Terra.
Alguns intérpretes estão dizendo que será não o Fim do Mundo, o Apocalipse, mas sim uma fase de renovação e extinção da sociedade do consumo. Diferentemente dos cristãos, oa Maias não tinham uma visão imediatista das transformações. Estas já vêm acontecendo há décadas, e, segundo dizem, 2012 será o ano fatídico.
(Leia mais sobre o Calendário Maia clicando aqui, e também outro texto aqui).

Nenhum comentário: