quinta-feira, 4 de outubro de 2007

O CHORORÔ DO MAGNÓLIO

Verde que te quero verde!

por Magnólio Oliveira (*)

Aproveito o ensejo do dia comemorativo ao Protetor da Ecologia, S. Francisco, e uso um trecho de Leonardo Boff, teólogo, demonstrando seu amor franciscano.
Quem diria que um homem que viveu há mais de 800 anos viesse a ser referência fundamental para todos aqueles que procuram um novo acordo com a natureza e que sonham com uma confraternização universal? Este é Francisco de Assis (+1226), proclamado patrono da ecologia. Nele encontramos valores que perdemos, como o encantamento face ao esplendor da natureza, a reverência diante de cada ser, a cortesia para com cada pessoa e o sentimento de irmandade com cada ser da criação, com o sol e a lua, com o lobo feroz e o hanseniano que ele abraça enternecido.

Francisco realizou uma síntese feliz entre a ecologia exterior (meio ambiente) e a ecologia interior (pacificação interior) a ponto de se transformar no arquétipo de um humanismo terno e fraterno, capaz de acolher todas as diferenças. Como asseverou Hermann Hesse: 'Francisco casou em seu coração o céu com a terra e inflamou com a brasa da vida eterna nosso mundo terreno e mortal'. A humanidade pode se orgulhar de ter produzido semelhante figura histórica e universal. Ele é o novo, nós somos o velho.
Quando será que nosso PV (Partido Verde), do qual sou membro, virá a público discutir suas propostas e posicionar-se como deve e como mandam seus princípios nacionais e internacionais?
Quando será que poderemos bater no peito e nos orgulharmos de estar e ser verdadeiros ecologistas, sócio-ambientalistas?
Fico muitas noites sentado em casa ou conversando com amigos me perguntando qual a estratégia que devemos usar para que o PV venha ocupar seu verdadeiro espaço?
Quando vamos unir, como Francisco, o nosso mundo interior e exterior?

* O Autor é integrante do PSA (Projeto Saúde e Alegria).

Meu comentário:
Mag, mais uma contribuição linda! Estais esperando o que para te mudar de Partido? Valdir Matias Jr é verde só pela sua idade... e infelizmente ele e os demais são os donos da sigla... Sai de lá mano velho!

Nenhum comentário: