quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Gabeira só defende a liberdade de imprensa se aparecer no Jornal Nacional

O problema entre Hugo Chávez e a TV Globo é um problema entre Hugo Chávez e a TV Globo. O que interessa à TV Globo não pode ser confundido com o que interessa ao Brasil, até porque a TV Globo esteve contra o Brasil em momentos decisivos de nossa História.
A integração da Venezuela ao Mercosul interessa ao Brasil por três motivos: a expansão econômica do Brasil se dará na América Latina e, mais a longo prazo, na África; o Mercosul com a Venezuela ganha força nas negociações internacionais.
Adotar a política de isolamento de Hugo Chávez, Rafael Correa e Evo Morales, que é a estratégia da Casa Branca, é fazer o jogo de Washington, que a TV Globo promove em seus telejornais.
O relatório da Comissão de Relações Exteriores da Câmara foi aprovado com 15 votos a favor e a abstenção de Fernando Gabeira, que reclamou da falta de liberdade de imprensa na Venezuela. O deputado Gabeira não queria desagradar a TV Globo, onde tem lugar cativo no Jornal Nacional desde que diga o que a Globo quer.
A política da Casa Branca é tão burra quanto toda a política externa do governo Bush. Alguns líderes da América Latina são aceitáveis. Outros, não. Como sempre, tem os mocinhos e os bandidos.
Entre os "inaceitáveis" estão Hugo Chávez, Evo Morales, Fidel Castro, Daniel Ortega, Rafael Correa e Nestor Kirchner.
A TV Globo, o PSDB e Fernando Henrique Cardoso se alinham claramente com o governo Bush, colocando os interesses de Washington acima dos interesses do Brasil. Gabeira (para aparecer na Globo) também.

Nenhum comentário: