quarta-feira, 24 de outubro de 2007

CAMPANHA DA MÍDIA INTERNACIONAL E NACIONAL CONTRA A VENEZUELA

A franquia da direita internacional está veiculando mais uma das mentiras que contam na mídia sobre a situação política na Venezuela. Fotos manipuladas como a que se vê ao lado, publicada pela Folha de São Paulo, tentam passar a idéia de que na Venezuela há uma maioria contra o governo Chávez. Não é verdade.
A matéria da Folha e dos demais veículos de informação é sobre manifestação de universitários mauricinhos que saiu às ruas de Caracas para protestar contra a reforma constitucional que tramita na Assembléia (Congresso) venezuelana. A foto que ilustra a matéria, notem, foi tirada com zoom "fechado", o que aumenta o tamanho da aglomeração humana.
A reforma constitucional proposta por Chavez, mexe profundamente com a organização político-institucional e social do país. Por exemplo: ao mesmo tempo em que o novo texto constitucional passa a permitir possibilidade de reeleições ilimitadas do presidente da República, também diminuirá a jornada de trabalho de oito para seis horas diárias. Contudo, apesar da importância, até em termos de registro histórico do que está acontecendo na Venezuela, a imprensa brasileira nada informou sobre o assunto.
É preciso que todos saibam que o ba-fa-fá contra a reforma constitucional, é originado pelo medo do povo, de eleição, porque a reforma terá que ser votada por todo venezuelano num referendo da nova carta constitucional. Se a maioria dos venezuelanos for realmente contra a proposta chavista, portanto, a constituição não será referendada. Não há outro motivo para essa gente protestar que não seja o de que eles querem uma ditadura da minoria rica que acha que tem mais direitos que a maioria pobre.

Nenhum comentário: