quarta-feira, 22 de outubro de 2014

DATACAF: 48 A 41.


O tracking do PT apontou durante todo este segundo turno uma disputa cabeça a cabeça entre Dilma e Aécio. Desde o começo da semana passada, porém, Dilma passou a liderar e não perdeu mais essa posição. No de ontem, ela abriu seis pontos, 47% a 41′%. Já se permite dizer que a eleição saiu do empate técnico.
Foi após o primeiro debate da Band que Dilma iniciou sua recuperação. Até aquele momento ela estava atrás de Aécio e perdia por 30 pontos em São Paulo, 56% a 26%. A diferença atual no estado é de aproximadamente 20%. Ou seja, só em São Paulo Aécio teria perdido uns 2 milhões de votos.
O debate da Band foi importante para mostrar que o tucano que esbravejava contra a petista tinha telhado de vidro. Foi ali que Dilma o questionou, entre outras coisas, pelo fato de Minas não ter cumprido o mínimo exigido por lei na área de saúde e que apresentou casos de nepotismo em seu governo.
No debate do SBT, no qual muitos colunistas avaliaram que Aécio tinha ido melhor, a campanha da petista encontrou um caminho para disputar os indecisos. Ou mais precisamente, as indecisas. Por ter chamado Dilma várias vezes de leviana e mentirosa, Aécio saiu chamuscado entre o eleitorado feminino, principalmente de classe C, D e E. E é exatamente neste segmento que Dilma tem crescido mais.
Isso não quer dizer nem de longe que a eleição está definida.
Até porque ainda há o debate da Globo e não se pode desprezar a capacidade que um evento que vai ser assistido por 20% a 30% da população possa vir a ter na definição do voto.
O debate da Globo no primeiro turno foi fundamental para a arrancada final de Aécio e a derrota de Marina. No dia do debate este blogueiro escreveu que a candidata do PSB errara e que isso deveria lhe custar a vaga no segundo turno.
E a campanha de Aécio vai jogar todas as fichas neste evento a partir de agora.
E este blogueiro tem um pressentimento voraz que lhe diz que Aécio vai contar com a capa da Veja para lhe ajudar na tarefa. A edição da revista provavelmente será antecipada e estará nas bancas na sexta à tarde.
Se isso vier a se confirmar, Aécio provavelmente adotará a mesma tática black bloc do debate do SBT. E Dilma terá de treinar muito o seu Aikido para não errar nos contragolpes. A briga de rua neste momento não interessa nem a Aécio, mas como ele sabe que tem que tirar votos de Dilma, pode ir para o tudo ou nada.
É amigos, a eleição é no domingo e mesmo com o tal do jacaré tendo aberto um pouco a boca, ela ainda está longe de terminar.
_________________________________________________

Nenhum comentário: