segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

O que é o antipetismo ? Preconceito de tucano de SP


Lembra do “burro”, e do “bovino”, essas jóias raras do pensamento paulista ?

    Saiu no caderno “Aliás”, do Estadão, nesse domingo 18/01, em depoimento do professor 
    Francisco Foot Hartman, historiador da Unicamp:

    … o antipetismo é algo complexo. Responde a uma decepção quanto aos rumos tortuosos do partido, 
    mas é fruto, sim, da chamada conciliação conservadora das classes dominantes. Ele se localizou na 
    região mais rica do País, sobretudo em São Paulo, e depois no Centro-Oeste, numa área do 
    agronegócio, mais emergente, mais pujante, mais próspera. 
    No caso de São Paulo, há o que chamo de uma “ideologia paulista” que sempre esteve mais propensa à 
    política com certo fundamento liberal, mas altamente excludente do ponto de vista social. 
    O antipetismo diz respeito a uma cristalização de preconceitos antipopulares que existem na sociedade 
    brasileira.”
    __________________________________________

    Pra simplificar, professor:
    Antipetista é o político paulista que chama eleitor da Dilma no Nordeste de ignorante, e pseudo-
    intelectual paulista e da Rede Globo, que chama eleitor da Dilma no Nordeste de bovino.
    E, pela primeira vez, desde a eleição de Dutra, não houve um paulista candidato a Presidente.
    Embora o Aécio tivesse feito tudo para se paulistar …
    Como dizia o mestre Fernando Lyra – o importante é o rumo -, São Paulo não pensa o Brasil.
    E como diz um ansioso blogueiro, sem o PiG esses tucanos paulistas não passavam de Resende.

    Paulo Henrique Amorim
    __________________________________

    Nenhum comentário: