Portaria assinada pelos ministros Arthur Chioro, da Saúde, e Cid Gomes, da Educação,
reajustou em 5,13% a remuneração dos médicos participantes do programa “Mais Médicos”;
reajuste foi publicado nesta segunda-feira, 19, pelo Diário Oficial da União; valor da bolsa-
formação, que era de R$ 10 mil, passa a ser de R$ 10.513,01; na semana passada, governo
anunciou a expansão do programa para mais 1.500 municípios.
247 - Portaria interministerial publicada no “Diário Oficial da União” desta segunda-feira, 19, reajustou
247 - Portaria interministerial publicada no “Diário Oficial da União” desta segunda-feira, 19, reajustou
em 5,13% o valor da remuneração dos médicos do programa Mais Médicos, do governo federal.
A bolsa-formação, que era de R$ 10 mil, passa a ser de R$ 10.513,01. A portaria é assinada pelos
A bolsa-formação, que era de R$ 10 mil, passa a ser de R$ 10.513,01. A portaria é assinada pelos
ministros da Saúde, Arthur Chioro, e da Educação, Cid Gomes. Segundo o texto, os efeitos financeiros
da decisão valem já a partir do mês de competência janeiro de 2015.
Na semana passada, o governo lançou um edital para ampliar o programa e abrir novas seleção de
profissionais. Com isso, espera que o “Mais Médicos” alcance 4.209 municípios, de um total de 5.570
no país. O novo edital abrange 1.500 municípios, dos quais 424 ainda não participam do programa,
que prevê a contratação de profissionais para atendimento básico à saúde, sobretudo para áreas
distantes dos grandes centros.
Criado em 2013, o Programa Mais Médicos ampliou à assistência na Atenção Básica fixando médicos
nas regiões com carência de profissionais. Por meio da iniciativa, 14.462 mil médicos passaram a
atender a população de 3.785 mil municípios, o equivalente a 68% dos municípios do país e os 34
Distritos Sanitários Indígenas (DSEIs). Cerca de 50 milhões de brasileiros são beneficiados.
Leia também: Governo amplia Mais Médicos em 1.500 cidades
_____________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário