segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

GOVERNO REAJUSTA EM 5,1% SALÁRIOS DO MAIS MÉDICOS


Portaria assinada pelos ministros Arthur Chioro, da Saúde, e Cid Gomes, da Educação, 
reajustou em 5,13% a remuneração dos médicos participantes do programa “Mais Médicos”; 
reajuste foi publicado nesta segunda-feira, 19, pelo Diário Oficial da União; valor da bolsa-
formação, que era de R$ 10 mil, passa a ser de R$ 10.513,01; na semana passada, governo 
anunciou a expansão do programa para mais 1.500 municípios.

247 - Portaria interministerial publicada no “Diário Oficial da União” desta segunda-feira, 19, reajustou 
em 5,13% o valor da remuneração dos médicos do programa Mais Médicos, do governo federal.
A bolsa-formação, que era de R$ 10 mil, passa a ser de R$ 10.513,01. A portaria é assinada pelos 
ministros da Saúde, Arthur Chioro, e da Educação, Cid Gomes. Segundo o texto, os efeitos financeiros 
da decisão valem já a partir do mês de competência janeiro de 2015.
Na semana passada, o governo lançou um edital para ampliar o programa e abrir novas seleção de 
profissionais. Com isso, espera que o “Mais Médicos” alcance 4.209 municípios, de um total de 5.570 
no país. O novo edital abrange 1.500 municípios, dos quais 424 ainda não participam do programa, 
que prevê a contratação de profissionais para atendimento básico à saúde, sobretudo para áreas 
distantes dos grandes centros.
Criado em 2013, o Programa Mais Médicos ampliou à assistência na Atenção Básica fixando médicos 
nas regiões com carência de profissionais. Por meio da iniciativa, 14.462 mil médicos passaram a 
atender a população de 3.785 mil municípios, o equivalente a 68% dos municípios do país e os 34 
Distritos Sanitários Indígenas (DSEIs). Cerca de 50 milhões de brasileiros são beneficiados.
Leia também: Governo amplia Mais Médicos em 1.500 cidades
_____________________________________________________

Nenhum comentário: