sábado, 17 de janeiro de 2015

UM GIGANTE DE AÇO RUMO A BELO MONTE


O rotor da usina Belo Monte já está navegando rumo a Vitória do Xingu, no Pará.  

Um gigante de cinco metros de altura e 320 toneladas vai percorrer quase 900 quilômetros nos 
próximos 15 dias rumo a Vitória do Xingu, no Pará. É o rotor da segunda unidade geradora da Casa de 
Força Principal da usina hidrelétrica Belo Monte, que saiu quarta-feira (14/1) de Manaus. O trajeto até 
Vitória do Xingu será feito por terra e pelos rios Amazonas e Xingu.
Na primeira etapa do trajeto foram percorridos 17 quilômetros por terra entre a fábrica da Voith Hydro 
Brasil e o porto Carinhoso. Dentro de Manaus, foi usado um veículo com 12 eixos. Em Vitória do 
Xingu, um caminhão com 16 eixos levará a peça até o canteiro de obras de Belo Monte. Veja detalhes 
no infográfico:



O rotor foi fabricado em um ano, todo de aço inoxidável. A estrutura é a peça mais importante das 
turbinas, o núcleo gerador de energia em uma hidrelétrica. As pás do equipamento recebem a água do 
rio e transformam a energia mecânica em energia cinética, que é transmitida ao rotor do gerador para 
produzir energia elétrica.
Veja fotos das obras da usina Belo Monte em nossa página no Flickr.
A hidrelétrica de Belo Monte, maior usina 100% brasileira e terceira maior do mundo, já está com 70% 
das obras civis concluídas e deve entrar em operação plena em 2019, com capacidade instalada de 
11.233 megawatts.
Saiba mais sobre a viagem do rotor e as obras da usina na página da Norte Energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário