Por Fernando Britto
OS URUBÓLOGOS DO MERCADO SÃO PÉSSIMOS FUTURÓLOGOS
Muito interessante para quem acha que “o mercado” é a fonte suprema do saber econômico é a matéria
publicada hoje pelo UOL.
Diz que, desde 2008, os bancos ouvidos pelo Boletim Focus – a bíblia dos “jogadores de búzios” de
Diz que, desde 2008, os bancos ouvidos pelo Boletim Focus – a bíblia dos “jogadores de búzios” de
indicadores econômicos – erram feio nas previsões de crescimento maior ou menor da economia
brasileira.
Se você olhar os dados da matéria verá que é desde muito antes, na criação do próprio sistema de
Se você olhar os dados da matéria verá que é desde muito antes, na criação do próprio sistema de
“consultas” ao “mercado”.
Uma “jabuticaba” brasileira, porque país algum do mundo fica escrevo de palpites de “sobe e desce”
Uma “jabuticaba” brasileira, porque país algum do mundo fica escrevo de palpites de “sobe e desce”
mercadistas.
Mas toda semana – as vezes quase todo dia – são estes mesmos especialistas de mercado que
Mas toda semana – as vezes quase todo dia – são estes mesmos especialistas de mercado que
“orientam”, através de seus fiéis colunistas econômicos, a expectativa da sociedade em relação à vida
cotidiana.
E, quase sempre, na linha do terrorismo econômico que faz com que o país nos jornais esteja quase
E, quase sempre, na linha do terrorismo econômico que faz com que o país nos jornais esteja quase
sempre na iminência de um colapso.
Passaram, assim, todo o ano passado prevendo o “estouro” da meta inflacionária.
E, claro, com isso alimentando a própria inflação.
Mas eles sabem tudo e para tudo tem uma receita.
E sempre receitas recessivas.
A elite brasileira é curiosíssima: é uma das poucas, no mundo, que trabalha contra o progresso
Passaram, assim, todo o ano passado prevendo o “estouro” da meta inflacionária.
E, claro, com isso alimentando a própria inflação.
Mas eles sabem tudo e para tudo tem uma receita.
E sempre receitas recessivas.
A elite brasileira é curiosíssima: é uma das poucas, no mundo, que trabalha contra o progresso
econômico do país, mesmo que este progresso não venha da abolição de seus privilégios, que apenas
ficam, como diziam lá na roça, “um tiquitinho” menores
Para ela é um escândalo que os 20% mais ricos das famílias brasileira tenham tido sua participação no
Para ela é um escândalo que os 20% mais ricos das famílias brasileira tenham tido sua participação no
bolo da renda nacional de 61,7% do total para “apenas” de 61,7% para 57% – redução apenas
percentual, porque a renda bruta subiu – e que todos os outros 80% tenham tido um ínfimo aumento na
sua fatia.
Continuam endeusando as regras que nos levaram a um Brasil inviável, que levou à degradação social
que as fez se enjaularem.
O “mercado” brasileiro é bem parecido com ou seu “primo” Walter Mercado, aquele charlatão do “Ligue Djá”.
Pura picaretagem para os incautos.
O “mercado” brasileiro é bem parecido com ou seu “primo” Walter Mercado, aquele charlatão do “Ligue Djá”.
Pura picaretagem para os incautos.
__________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário