quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Fifa suspende Blatter, Platini e Valcke por 90 dias


Decisão foi tomada por conta das investigações de corrupção 

Comitê de Ética da Fifa suspende Blatter, Platini e Valcke por 90 dias

Presidentes da Fifa e da Uefa ficarão afastados de funções no período, que pode ser estendido 
por mais 45 dias. Ex-secretário-geral já estava afastado de cargo

O processo de combate à corrupção no futebol mundial teve um novo marco nesta quinta-feira. O Comitê de Ética da Fifa anunciou a suspensão de Joseph Blatter, presidente da Fifa, Michel Platini, presidente da Uefa, e Jérôme Valcke, ex-secretário-geral da entidade mundial. Os homens-fortes do futebol no planeta terão que ficar afastados de qualquer atividade ligada ao esporte por um período de 90 dias, que pode ser estendido por mais 45. Com isso, Blatter será substituído provisoriamente no cargo pelo camaronês Issa Hayatou, vice-presidente mais antigo dentro do Comitê Executivo e presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF). Platini, por sua vez, terá como suplente temporário na presidência da Uefa Angel Maria Villar, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF).
O comitê - que possui independência dentro da Fifa e é comandado pelo advogado Hans Joachim Eckert - afirmou que a decisão foi tomada por conta das investigações que vem conduzindo pelas acusações de corrupção envolvendo Blatter, Platini e Valcke. Além do trio, o ex-vice-presidente da entidade e pré-candidato à presidência Chung Mong-Joon foi banido por seis anos e multado em 100 mil francos suíços (R$ 401 mil) por má conduta no processo de escolha das sedes dos Mundiais de 2018 e 2022.
A decisão do Comitê de Ética atinge diretamente o atual mandatário do futebol mundial e o favorito a ser seu sucessor. Enquanto Blatter já se via envolvido em suspeitas desde que a crise na Fifa estourou em maio, com a prisão de sete dirigentes, Platini vinha se dizendo o homem certo para conduzir a entidade a uma nova fase, longe da corrupção, trabalhando de olho na eleição marcada para 26 de fevereiro.
(...)
____________________________________________

Nenhum comentário: